sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ASSUMIR O RISCO DE ENFRENTAR ALGO MAIOR QUE NÓS!

Todos temos medo de muitos dos desafios que a vida nos apresenta. E é preciso confessar que às vezes fugimos deles. É fácil nos desviarmos de nossas responsabilidades e lançarmos a culpa dos nossos dissabores nos outros.

É fácil também dizer que entre os seres humanos isso é absolutamente natural.
Essa atitude, porém, é pouco eficiente. Por isso sempre é preciso buscar muita coragem e força para revelar pensamentos, sentimentos e idéias de maneira aberta, sincera e honesta, procurando enfrentar os desafios. Para isso inspire-se em heróis, guerreiros e aventureiros.

Ao conhecê-los profundamente, você descobre que muitos também fugiram de suas adversidades. Contudo, por mais que a fuga parecesse o melhor caminho, havia sempre um incômodo e uma insatisfação em sua mente e em seu coração que os faziam voltar e encarar firmemente a situação, adentrando a misteriosa e perigosa jornada rumo ao desconhecido.
Portanto, o herói ensina que a motivação para enfrentar a adversidade está na coragem de assumir o risco de perder tudo, por algo que faça valer a pena viver.

(Texto de Eduardo Carmello, extraído do livro “Supere! A arte de lidar com as adversidades” – Ed. Gente)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A LÓGICA DE EINSTEIN

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando,
tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças,
conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
Como você conseguiu fazer isso?
É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo,
sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples, respondeu o Einstein.
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.
"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos".
Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CONTINUIDADE!!!

Existe um fator chamado continuidade que, por falta de autoeducação e costumes, esquecemos completamente. Sem ela toda a nossa história pode se tornar duvidosa. Todas as nossas obras podem virar cinzas.
A falta de continuidade em nossos projetos de vida tem causado desastres na credibilidade dos homens que se diziam grandes e famosos. Continuidade é ter começo, meio e fim, com disciplina e alegria.
Não basta organizar, planejar, mandar fazer ou executar. Se não houver continuidade no processo, esqueça, tudo vai por água abaixo. Todos nós costumamos subestimar o pequeno, o mínimo, o centavo, os detalhes...
A continuidade é o cimento de toda a nossa construção. Ela traz respeito profissional e segurança pessoal. Tudo na natureza tem uma sequência harmoniosa: começo, meio e fim. É o que chamamos de "cadeia circular".
Todos os nossos projetos de vida, para serem críveis e duradouros, exigem continuidade. Repito, ela é decisiva para o seu sucesso. Quando recuamos dos nossos objetivos, sem motivo justo e verdadeiro, nossa força interna fica prejudicada e o fracasso vem bater em nossa porta.
A continuidade traz alicerces em nossas vidas, constrói a tenacidade, nos edifica com solidez de caráter, reforça nossas fibras interiores, estimula a força de vontade e expande a força interna.
A continuidade exige disciplina nas ações, persistência no tempo e ordem no espaço. Lembre-se: continuidade é simplesmente ter começo, meio e fim, administrando adversidades.

(Texto de Paulo Zabeu, extraído do livro "Cinco regras para vencer seus limites")