quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

TÁ COM SEDE? VAI PRO DESERTO!

“Um pai e um filhote camelo estavam à toa, quando de repente o filhote camelo perguntou:
- Papai, papai, por que os camelos têm corcova?
E o pai respondeu: - Bem, meu filhotinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
E o filhote camelo continuou:
- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
E o pai todo orgulhoso respondeu:
- Certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas nós podemos nos movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um!
- Então, papai, porque nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filhote! Esses cílios longos e grossos são como uma proteção para nossos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! É uma espécie de capa protetora para nossos olhos.
E o filhote camelo conclui:
- Se a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios para proteger nossos olhos da areia do deserto, então, o que estamos fazendo aqui no zoológico?”
Eu poderia dizer que existem muitos vendedores com talentos, habilidades, conhecimentos, experiências e potencial para alcançar resultados superiores, mas que não o fazem porque todas essas competências só seriam úteis se eles estivessem no lugar certo.
“Mas quem vai se preocupar com deserto se temos uma sombra para nos encostarmos?”
– pensariam alguns. Será mesmo?
Se o deserto é uma região inóspita, árdua e implacável para qualquer animal, o que dirá para um vendedor como eu ou você. No zoológico, o camelo tem comida, bebida, segurança, proteção, veterinário, não precisa fazer nada e ninguém vai incomodá-lo pelo resto da vida. Algo muito parecido com a zona de conforto que invariavelmente criamos em nossos escritórios, empresas, casas e vidas, ou quando estamos numa posição de líder, sem ninguém para nos ameaçar.
Se você tem salário, casa, lazer, comida e roupa lavada, por que se preocupar com a travessia do deserto, certo? Não! Mil vezes não. O problema do zoológico não é ficar enclausurado todos os dias, mas acordar alguma manhã e perceber que não tem mais veterinário, funcionário para colocar a comida e bebida, nem expectadores para pagar o ingresso. E isso acontece exatamente quando aparecem mais concorrentes, os clientes somem e as oportunidades escasseiam. Daí, de uma hora para outra, o zoológico maravilhoso vira um deserto de oportunidades, mercados, compradores e comissões.
Você que está agora sentado em sua confortável cadeira, esperando o cliente ligar e implorar pelo seu produto, ainda acha que será assim para sempre? Se você passar muito tempo acomodado em sua jaula ou mesa, vai acabar se esquecendo para que servem suas corcovas, pernas longas, patas arredondadas e cílios grandes. Responda-me: qual foi a última vez que você leu um livro de vendas, fez algum curso, treinamento ou investiu em sua capacitação?
Se você não se cuida, será atropelado pelos que já estão caminhando no árduo deserto das vendas, mas alcançando resultados superiores, porque se adaptaram e desenvolveram mais competências e resistências do que você. Vamos amigo! Em qualquer mercado deserto existe um oásis de oportunidades e clientes esperando por você. Abra novos caminhos. Sei que você enfrenta várias objeções, resistências, respostas negativas, vendas perdidas e frustrações, mas morrerá mais rapidamente quem não se preparar para elas, desistir ou perder a fé.
Portanto, aprenda com o filhote e não fique aí parado, esperando pela comida e bebida fácil. Pegue você mesmo a chave e abra sua jaula. Se trancaram você aí e jogaram a chave fora, faça um buraco e passe por baixo. Mas, saia de sua zona de conforto.
Alguém já disse: “Roubaram meu queijo!”.
Agora afirmo: Roubaram também minha água!
Pior do que sede de água é ter sede e fome de vendas!
Não fique aí parado.

Marcos Antonio de Sousa

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