terça-feira, 24 de março de 2009

O Garoto que falava " Vendeguês"

Sob um morno sol de agosto, estava caminhando no parque quando ouvi o seguinte diálogo:
-Mamãe, vou jogar bola perto das árvores.
-Daniel, não quero você jogando lá!
A resposta veio forma, pronta natural e imediata:
- Mamãe, seu que está preocupada comigo, más prometo que vou me cuidar e você poderá ficar me olhando daqui.
Bom né? Tchau!
E foi o garoto brincar ao olhar resignado da mãe.
Não me contive e fui falar com aquela mulher.
- ele tem boas respostas hem?
- É sempre assim, quando eu ou meu esposo colocamos alguma objeção que ele não concorda, sempre vem com alguma alternativa ou solução que nos deixa surpresos.
Esse menino tem uma maneira de responder diferente.
Algo que não conseguimos explicar.
- Vocês já perceberam que ele parece saber o que vocês estão pensando?
E que sempre responde com uma pergunta?
E assim acaba tendo uma solução para tudo?
- Incrível é assim mesmo.
- O Sr. é psicólogo?
- Como conhece nosso filho assim?
- Como sabe tudo isso?
Antes que aquela aturdida mãe começasse a imaginar que eu era algum tipo de bruxo ou professor maluco, despedi-me com alguma desculpa e continuei minha caminhada.
Afinal, conheço muito bem o grupo de pessoas a que pertence aquele garoto.
Ele é um tipo raro de indivíduos, eles são procurados de forma desesperada por departamentos comerciais das maiores empresas deste mundo.
Pessoas que conseguem se comunicar de forma muito diferente e conseguem um sucesso incrível em negociações.
Aquele garoto fala " vendeguês ".
As pessoas que falam esta língua ouvem tudo que lhes é dito de forma diferente.
Quando clientes dizem:
- Está caro!
Eles ouvem:- Ainda não consegui entender o valor deste produto, me prove do contrário.
Quando insistem:
- vou pensar melhor!
Eles ouvem:
- ainda estou em dúvida, me apresente argumentos convincentes.
Ouvindo desta forma, este tipo de gente repete o que lhes foi dito e retornam com uma pergunta que demonstra duas coisas fundamentais: que entenderam o que lhes foi dito e que estão a sue lado para lhe ajudar a tomar a melhor decisão:
Quando alguém lhes diz:
-Não vou comprar agora!
Eles ouvem em "vendeguês" e respondem em português:
- O senhor está me dizendo não consegui entender suas necessidades, então ajude-me o que realmente precisa?
Um bom negociador deve ouvir de forma habilidosa, entender as mais profundas razões do cliente e imediatamente, lhe propor soluções ou solicitar explicações.
Ao voltar para minha caminhada no parque, olhei pela última vez para aquele garoto e consegui perceber um sorriso de cumplicidade.
Ele sabia que eu também falo vendeguês.

Fonte: Claudio Diogo

Nenhum comentário: